sexta-feira, 11 de junho de 2010

Programa de férias da Apojovi


Apojovi
A Apojovi promove actividades lúdico-pedagógicas a decorrer nos períodos de férias. Vem conhecer o Programa de Férias que disponibilizamos para 2010.
Encontre o Programa de Férias, aqui"

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PROPRIEDADES DO POLEN DE ABELHA

PROPRIEDADES DO POLEN DE ABELHA Pólen - um energético completo

O Pólen e o mel de abelha são os únicos alimentos sobre a terra que contêm os 22 nutrientes necessários para que o homem tenha uma nutrição completa e, portanto, saúde.
VITAMINAS SAIS MINERAIS
Pró-vitamina A (Beta-Caroteno) Fósforo
Vitamina B1 (Tiamina) Ferro
Vitamina B2 Potássio
Vitamina B3 Manganês
Vitamina B5 Sódio
Vitamina B6 Zinco
Vitamina B12 Boro
Vitamina C Cálcio
Vitamina D Cobre
Vitamina E Magnésio
Vitamina H Enxofre
Ácido Fólico Titânio
Ácido Pantotênico Iodo
Níquel
Além das vitaminas e sais minerais, o Pólen e o mel contêm:
- Ácidos graxos
- Ácido fenólico
- Ceras e resinas
- Pigmentos
- Vernina, nucleina
- 3 a 20 % de umidade
- Esteróides de crescimento
- Aminoácidos
-Aminas, lecitina, ácidos nucléicos, flavonóides
"35 gr por dia de Pólen suprem a
exigência protéica de uma pessoa"
Encontram-se 28 minerais no corpo humano, dos quais 14 são vitais. O Pólen contém os 28 minerais.
O Pólen dá superioridade aos atletas
Há muito tempo tem se observado que a delegações russas que participam das olimpíadas levam a maioria das medalhas. Os russos têm buscado por muitos anos o balanço nutritivo correto para produzir atletas superiores e estão convencidos de que o pólen de abelha lhes proporciona energia extra e grande vigor. O recorde de êxito dos russos nos Jogos Olímpicos confirma essa teoria. Os atletas russos, e agora também os atletas americanos, chegaram a conclusão de que o uso de produtos naturais como o pólen de abelha lhes dá superioridade física e maior rendimento. O treinador de esportes americano Don Cochren fez experiência com seus jogadores ao incluir em suas dietas o pólen de abelha, obtendo magníficos resultados tanto na melhoria da saúde dos atletas como em seu rendimento físico.
* * *
Partindo de um ponto de vista prático, verificou-se que os efeitos benéficos do Pólen podem ser de:
- Regular o apetite. Intervém no restabelecimento do apetite perdido em caso de anorexia, assim como regula a obesidade e a assimilação exagerada.
- Ajuda a eliminar os estados de fadiga, cansaço e enfraquecimento muscular e cerebral.
- Atuar sobre o envelhecimento do aparelho genital urinário.
- Atuar como antibiótico sobre microorganismos como a tifoidea e as salmonelas.
- Atuar como uma ação reguladora da pressão arterial, melhorando a resistência dos vasos sanguíneos e do aparelho cardiovascular.
Alguns estudos sobre os benefícios do pólen nos esportes:
- Revista Médica de esporte da República da China. Aumento de eficiência esportiva.
- Estudo do Instituto de Investigação Biossocial de Tacoma, Washington, sobre o aumento de vigor dos atletas.
Artigo de Runner´s World 1980 diz como Gary Fanelli de Filadélfia quebrou seu recorde de 4:26 numa milha para 4:10 somente quando ingeriu o Pólen. Este mesmo fenômeno aconteceu a Steve Riddick, corredor dos 100 metros.
- O treinador de corredores de pista Anitti L. relatou que em 1976 fazia todos os seus atletas ingerirem pólen, o que melhorava suas performances.
- O treinador da Universidade de Rutgers, E.U.A., comentou que depois de dar Pólen aos seus atletas, eles ganharam, pela primeira vez em 48 anos o campeonato de "travessia de campo" do Metropolitan Intercollegiate de Nova Iorque.
- O treinador da Universidade de San Juán recomendou à direção da Universidade para que comprasse o melhor Pólen que houvesse, porque havia comprovado os benefícios que ele trazia a todos os seus atletas quando o ingeriam regularmente.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

sexta-feira, 16 de abril de 2010

VULCÃO DA ISLÂNDIA







Aeroportos encerrados 24 horas em toda a Europa
A nuvem de fumo criada pelo vulcão da Islândia e que está a atingir o céu europeu conduziu ao encerramento de vários aeroportos ou seja, todos os voos com origem ou destino a cidades da Alemanha, Bélgica, Estónia, França, Holanda, Noruega, Polónia, Irlanda, Lituânia, Reino Unido, República Checa e Suécia foram cancelados durante pelo menos 24 horas.

Entre os aeroportos encerrados encontra-se o da República Checa onde se encontra o Presidente da República, Cavaco Silva, cujo regresso a Portugal pelas 19h00 (menos uma hora em Lisboa) desta sexta-feira foi afectado.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Primavera






A primavera é uma das quatro estações do ano.
Quanto a mim a mais linda, pois é nesta época do ano que os campos e jardins ficam no seu auge de verduras e as plantas na sua maioria florescem.

É nesta estação do ano que as andorinhas regressão ao nosso país para fazerem a sua reprodução, porque o nosso clima é temperado.

-----Esta estação do ano também é muito importante para as abelhinhas que passaram o inverno como que adormecidas.
É o início da temporada em Apicultura.
Fazem -se visitas aos apiários verificam -se todas as colmeias, faz - se limpeza e se fôr necessário administra -se alimentação estimulante para que as abelhas arranquem em força.
Quando se verifica que os enxames estão com muita população fazem -se alguns desdobramentos para evitar a enxameação natural e ao mesmo tempo aumentar o número de colónias.
É também nesta época que se dá início ao ano agricola, o amanho dos terrenos e as sementeiras.





sábado, 20 de março de 2010

desaparecimento das abelhas



Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, o homem terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana" ― disse Albert Einstein.




O inexplicável desaparecimento das abelhas


Sem fazer alarde nem deixar pistas, abelhas de diversas regiões do planeta estão desaparecendo. Elas saem em busca de néctar e pólen e não retornam mais às suas colméias. Esse misterioso sumiço tem sido notado, nos últimos anos, nos Estados Unidos, no Canadá, em países da Europa e até no Brasil.

O problema é grave. Em termos ambientais, as abelhas são importantes polinizadores naturais. Ao levar o pólen de uma flor a outra, elas induzem a formação de frutos e sementes. Ou seja, são protagonistas na reprodução das plantas.

Em termos econômicos, esses insetos são os mais tarimbados produtores de mel na natureza. Além disso, são cada vez mais empregados na agricultura, polinizando lavouras de abacate, maçã, laranja, amêndoa e cenoura, por exemplo.

O sumiço das abelhas veio à tona no ano passado, nos EUA e no Canadá. No último outono do Hemisfério Norte, criadores que alugam enxames para agricultores se assustaram com um desaparecimento acima da média. Em poucos meses, o problema dizimou abelhas em metade dos 50 Estados americanos e em três províncias canadenses. Apicultores chegaram a perder 90% de suas colméias.

Para uma melhor dimensão do estrago, o biólogo americano Edward O. Wilson amplia o mundo dos insetos à escala humana. “De certa maneira, é o Katrina da entomologia”, comparou ele, que é professor da Universidade Harvard, ao jornal Washington Post, citando o furacão que há dois anos matou pelo menos 1,5 mil pessoas nos EUA.

Os americanos batizaram o esvaziamento das colméias de desordem do colapso das colônias (CCD, na sigla em inglês). As razões da alta mortalidade, porém, continuam desconhecidas. Os cientistas estão correndo atrás de uma resposta, mas ainda não conseguiram passar das hipóteses. Talvez seja a intoxicação por inseticidas - cada vez mais usados na agricultura -, talvez a infecção por vírus e ácaros. Diante do mistério, não se descarta nem mesmo a radiação dos telefones celulares.

“Quando uma abelha melífera encontra algo interessante, o grupo inteiro vai junto. É por isso que é tão vulnerável, mais que uma abelha nativa”, explica o biólogo americano David De Jong, doutor em entomologia pela Universidade Cornell e professor de genética na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto.

Uma das dificuldades para apontar a origem da CCD é o fato de as abelhas sem vida serem encontradas dispersas, bem longe das colméias.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

"FOI ASSIM EM 2009 O CARNAVAL DA FIGUEIRA"

Foi com grande euforia e entusiasmo que os reis do Carnaval da Figueira, Ana Viriato e Helder Reis, foram recebidos na estação dos caminhos de ferro, onde eram aguardados por algumas centenas de pessoas, alguns foliões e a nova escola de Samba "Novo Império" . Em cortejo, os reis viajaram numa charrete até aos Paços do Município, onde nova multidão, juntamente com o presidente da autorquia, António Duarte Silva, ea escola de Samba "A Rainha", saudou a chegada de Ana Viriato e Helder Reis, duas figuras bem conhecidas dos ecrãs televisivos.

O cortejo seguiu pela avenida marginal, com um dia radiante de sol, com suas majestadesa receberam os aplausos das pessoas ao longo da avenida,até ao Grupo das Caras direitas.

E como será a folia este ano na Figueira da Foz ? Pode consultar mais informação em http://www.turismo-centro.pt/

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Como Criar Colagem com o Programa Picasa

Apresento a todos os leitores uma nova funcionalidade do Programa Picasa III que permite criar uma só fotografia através da compilação de várias imagens.
Para ter estes programa, basta pesquizar no Google a palavra Picasa III e posteriormente fazer download.
A partir desse momento este software torna-se também muito útil para a visualização das fotografias que temos no nosso computador.
Ora vejamos:


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O ANO NOVO








O Ano-Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em portugues significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.