sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sé Nova * Coimbra Inserido Thursday 02 October 2008 10:59
monumentos

A Sé Nova de Coimbra, situa-se no Largo da Feira perto da Universidade de Coimbra, freguesia de Sé Nova.
Originalmente, a Sé Nova foi a Igreja do Colégio dos Jesuítas (Colégio das Onze Mil Virgens), que se haviam instalado em Coimbra em 1541. A igreja começou a ser construída em 1598, seguindo um projeto do arquiteto oficial dos jesuítas de Portugal, Baltazar Álvares, influenciado pela igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora de Lisboa. As obras foram muito lentas e o culto somente se iniciou em 1640, com o templo sendo inaugurado apenas em 1698. Em 1759, os Jesuítas foram banidos de Portugal pelo Marquês de Pombal e, em 1772, a sede episcopal de Coimbra foi transferida da velha Sé românica para a espaçosa igreja jesuíta.
A fachada da igreja é marcada por fortes linhas e possui quatro estátuas de santos jesuítas. A parte superior da fachada, terminada só no século XVIII, tem decoração barroca e contrasta com as partes inferiores, em estilo maneirista. O interior é de uma só nave abobadada com capelas laterais e transepto com cúpula e lanternim. O transepto e a capela-mor estão decorados com enormes e magníficos retábulos de talha dourada, construídos em finais do século XVII e princípios do século XVIII. As capelas laterais contém vários retábulos maneiristas e barrocos. O cadeiral da capela-mor, do século XVII, foi trazido da Sé Velha, assim como a magnífica pia baptismal de uma das capelas laterais, esculpida em estilo gótico-manuelino por Pero e Felipe Henriques no início do século XVI.
É seu Reitor o Rev.do Vigário Episcopal, Cónego Sertório Baptista Martins. Poderá encontrar mais alguns detalhes visitando o site http://senova.do.sapo.pt
























































sexta-feira, 20 de novembro de 2009

APOSENIOR

Convido a todos os leitores a visitarem o novo site da Aposenior.
Ora aqui vai: www.apojovi.com

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

cidade de coimbra


Sé Nova Coimbra


Sé Nova A Sé Nova foi fundada pelos Jesuítas no ano de 1598 e se encontra situada no Largo da Sé Nova, antigo Largo da Feira. É um templo enorme de planta longitudinal, composto por uma só nave com capelas laterais e capela-mor. Sua arquitectura combina os estilos maneiristas e barroco. No seu interior destacam-se sua impressionante cúpula, os altares de talha dourada situados nas capelas laterais e o retábulo mor barroco do século XVII, composto por vários nichos onde se encontram as imagens dos Santos jesuítas






































quarta-feira, 11 de novembro de 2009

APICULTURA MODERNA

A Moderna Apicultura
Caso único de domesticação de um inseto, a apicultura pode ter quatro objetivos: produção de mel, de geléia real, de cera e de rainhas para novas colmeias.Nos dois primeiros casos ela pode ser ambulante ou estacionária.Na apicultura ambulante, o apiário é deslocado periodicamente de região para região, à procura de novas floradas.Adotado nos Estados Unidos, esse sistema já era conhecido pelos antigos egípcios, que navegavam o Nilo com balsas cheia de cortiços, acompanhando as fases das enchentes do rio e as sucessivas floradas em suas margens. Já na apicultura estacionária, o apiário permanece sempre no mesmo local.Além dos caixilhos móveis, a apicultura conta com uma série de recursos técnicos que facilitam o trabalho e aumentam a produtividade das colmeias.Um deles é a centrifugadora radial de mel. Nesta, os caixilhos são colocados com a parte inferior voltada para o eixo da máquina e o mel é expelido dos favos por um movimento uniforme de centrifugação. Outros utensílios necessários às operações de coleta são: véu de proteção para o rosto do apicultor; luvas de couro; fumigador para acalmar as abelhas; trincha para retirar os insetos que se mantêm presos aos favos; rede eliminadora destinada a permitir a saída das abelhas da colmeia, impedindo seu retorno; recipientes para filtrar e conservar o mel; caixilhos de reserva; coletora de resíduos; xarope para reforçar a alimentação das abelhas nos períodos de escassez de flores.Para aumentar ainda mais a produtividade das abelhas, costuma-se aplicar aos caixilhos cera moldada ou laminada, de forma a diminuir o tempo gasto na preparação dos favos.
Instalação
Antes de instalar o seu apiário, alguns itens deve ser observados.
Existência de uma boa florada apícola na vizinhança.Isso garante uma boa produção de mel durante o ano;
Existência de água potável de boa qualidade.Caso não exista você terá que fazer um bebedouro;
Local de fácil aceso e muito alto.Para uma maior comodidade do apicultor e não sobrecarregar as abelhas quanto a colheita do nectar;
Colocar a colmeia em cima de cavaletes protegido por bolsas d'agua.Evitar ataque de formigas.
Tente evitar ao máximo locais que apresentam as seguintes condições:
Ventos fortes.Atrapalha a vida das abelhas, assim como altera a temperatura no interior da colmeia;
Locais próximos de padarias e fabricas de doces.Evitar que as abelhas saquem tais lugares, evitando assim possíveis transtornos;
Local muito úmido, sombrios e sujeito a inchente.Evita a proliferação de doenças;
Trânsitos de pessoas e animais.Evitar acidentes;
Construção de estábulos, chiqueiros e estábulos nas próximos.Para evitar acidentes dê uma distância de cem metro destes locais;
Lugar com luzes acesasdurante a noite.A abelha é atraida se chocando contra a lâmpada até se machucarem;
Não colocar no apiário um numero maior de colmeias do que a capacidades suportada pela florada apícola.Evitar a saturação das pastagens apícolas.
Não existe uma palavra final a respeito do lugar ideal onde deva-se colocar uma colmeia. Em Paris, existe um apiario que fica encima da teatro municial. É logico que seu rendimento seria sensivelmente melhor se estivesse localizado numa zona rural.Se o apicultor usar de bom senso ele escolherá uma lugar bom para um futuro apiário.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Infecções Fungicas na Diabetes

Infecções fúngicas x diabetes











Fungos como a Cândida albicans adoram humidade e calor. Eles crescem em lugares em que haja açúcar. Qualquer um pode contrair uma infecção fúngica, mas isso ocorre com mais frequência em pessoas com diabetes.

Por que pessoas com diabetes têm mais probabilidade de ter infecções fúngicas?Há várias razões para que o corpo de uma pessoa com diabetes seja mais vulnerável a infecções fúngicas:
Glicose elevada no sangue cria um clima ideal para os fungos;
Pessoas com diabetes frequentemente têm o sistema imunológico debilitado;
As duas substâncias mais importantes que protegem o corpo contra infecções fúngicas, lisozima e lactoferrina, são ineficazes ou não funcionam em pessoas com diabetes.
Exames regulares de áreas sensíveis como a boca, genitais e a pele entre os dedos ajudam a detectar infecções precocemente e a tratá-las com eficácia.

Nova Aprendizagem (colar imagens)

Mais um dia de aula de informática, hoje fizemos aprendizagem de colagem de imagens com a ajuda do power point.

OUTRAS COMPLICAÇÕES DA DIABETES

Outras complicações associadas à diabetes
Retinopatia - lesão da retina;
Nefropatia - lesão renal;
Neuropatia - lesão nos nervos do organismo;
Macroangiopatia - doença coronária, cerebral e dos membros inferiores;
Hipertensão arterial;
Hipoglicemia - baixa do açúcar no sangue;
Hiperglicemia - nível elevado de açúcar no sangue;
Lípidos no sangue - gorduras no sangue;
Pé diabético - arteriopatia, neuropatia;
Doenças cardiovasculares - angina de peito, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais;
Obstrução arterial periférica - perturbação da circulação, por exemplo nas pernas e nos pés;
Disfunção e impotência sexual - a primeira manifesta-se de diferentes formas em ambos os sexos;
Infecções diversas e persistentes - boca e gengivas, infecções urinárias, infecções das cicatrizes depois das cirurgias.